O Que Ver e Fazer

Recife é muito rica em história e cultura. Possui diversas atrações turísticas como o centro histórico do Recife Antigo, museus e a praia de Boa Viagem, a cidade oferece uma combinação perfeita de atividades culturais e diversão na praia.

Recife Antigo

Recife Antigo

O bairro do Recife surgiu na primeira metade do século XVI. O ponto de origem da povoação foi um porto, construído para escoar pau-brasil e os produtos da atividade agro-açucareira de “Olindai” – o primeiro nome da capital pernambucana. É um lugar excêntrico, preservado, com vários prédios históricos restaurados e outras partes do casario em recuperação e, pelo menos, três pólos de lazer consolidados. Bares, restaurantes, atividades culturais, museus e o imperdível Museu dos Bonecos Gigantes.

Praia da Boa Viagem

Praia da Boa Viagem

Com 8km de orla, a praia da Boa Viagem oferece um mar tranquilo, com piscinas naturais de águas mornas formadas pelos recifes de corais. Seus recifes fazem parte da seleta lista de lugares geológicos do Brasil. A orla possui uma calçada em cimento, que facilita a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. A praia também apresenta semáforos com aviso sonoro em alguns pontos.

Praça do Marco Zero

Praça do Marco Zero

A Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero, é um espaço localizado próximo de Recife e é o marco zero da cidade. No norte da praça, poderá visitar o porto do Recife e o encantador Parque das Esculturas, com uma famosa coluna de cristal de 32 metros de altura inspirada nas flores descobertas por Burle Marx e em outras obras de cerâmica do artista Francisco Brennand. Existem também as ruínas da “Casa de Banhos” e do Farol do Recife.

Olinda

Olinda

Fundada em 1535, Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e foi o segundo centro histórico do país a receber esse título, em 1982. Olinda abriga dezenas de igrejas e conventos barrocos de inestimável valor histórico, e mantém a sua origem urbano-colonial. É uma cidade de grande influência na história do Brasil e é onde acontece o famoso carnaval com muita originalidade e criatividade.

Instituto Ricardo Brenan

Instituto Ricardo Brenan

O Instituto possui um acervo permanente de obras de arte históricas de várias origens, com especial destaque para documentos e imagens relacionados com o período colonial, incluindo a maior pintura do mundo de Frans Post – o primeiro pintor de paisagens. O instituto foi também a primeira ferramenta de jardinagem no Brasil e o primeiro lote de ferramentas de jardinagem nas Américas. O instituto também coletou uma das maiores ferramentas e armas de corte do mundo. Mais de 3.000 peças foram produzidas, a maioria das quais provenientes da Europa e Ásia. A biblioteca do instituto possui mais de 60.000 livros do século XVI.

Museu Cais do Sertão & Museu Paço do Frevo

Museu Cais do Sertão & Museu Paço do Frevo

Perto do Marco Zero, na região do Recife Antigo, estão dois museus imperdíveis. O Cais do Sertão, construído num local de antigos armazéns do Porto do Recife, oferece aos visitantes exposições temporárias e acervo permanente. Com referências à cultura sertaneja da região Nordeste, possui experiências sensoriais e uma arquitetura inovadora, caracterizada por edificações que unem o litoral com o sertão. Já o Museu do Paço do Frevo, um espaço que proporciona a divulgação do Frevo (ritmo e dança locais), passado através de gerações. É um ambiente extremamente cativante, que conta a história da mais ilustre manifestação cultural do povo pernambucano, através da sua história e das suas memórias.